Blog

Hora da Gravata e sapato da noiva: Devo fazer?

11/07/2020

Tradição brasileira, a hora da gravata e sapato da noiva durante a festa de casamento é uma situação que tem gerado dúvida entre os noivos. Veja os prós e contras nesse artigo.

Fazer ou não a hora da gravata e sapato da noiva é algo que os nubentes devem conversar e combinar entre si. E avisar os amigos e primos mais brincalhões para evitar surpresas. Pois, há casais que se sentem incomodados com a situação. Outros já acham que é um momento divertido e esperam por isso.

A festa de casamento é um momento tão especial e tão corrido para os noivos que certamente eles não irão se lembrar de todos os detalhes. Então, para providenciar esse momento de brincadeiras, há objetos que não podem faltar e cabe à assessora de casamento ou às madrinhas e padrinhos essa responsabilidade.

A origem da hora da gravata e sapato da noiva

Embora não existam registros confiáveis que atestem a origem da tradição da hora da gravata e sapato da noiva, parece que tudo começou com a chegada dos imigrantes italianos e espanhóis no Brasil, no começo do século passado.

Quando um casal se unia não havia muitos recursos, mas o que tinham investiam na festa como forma de agradecer aos familiares e vizinhos pelos presentes. Pois eram através dos presentes que os nubentes conseguiam montar o novo lar.

Durante a festa, os noivos garantiam a comida e a bebida. Normalmente o espaço era a casa dos pais da noiva e a música, cortesia dos amigos. Entre uma garrafa de vinho e outra, os rapazes amigos do noivo começaram a brincadeira de cortar e vender pedaços da gravata do noivo para conseguir recursos extras a nova família. Alguns casais começaram a usar esse dinheiro para viajar na lua de mel.

Já a tradição do sapato da noiva é algo relativamente novo. As mulheres colocam as notas de dinheiro no sapato da noiva para colaborar financeiramente com a família que acaba de se formar e recebem uma lembrancinha como agradecimento. Não se tem precisão quanto ao primeiro casal a fazer isso, mas acredita-se que tenha sido na década de 1990.

A hora da gravata e sapato da noiva: Como Fazer?

Uma vez que os noivos tenham demonstrado interesse nessa brincadeira, é importante que decidam como fazê-la. Se essa coleta financeira for realizada nos moldes tradicionais durante a festa, entre brincadeiras, músicas e gritaria. Ou se será através dos meios digitais.

Meios digitais:

Alguns casais preferem aproveitar a festa para dar mais atenção aos familiares e amigos, além de curtir esse momento tão romântico entre si. Por isso, optam por indicar um site específico de compra de mimos para os noivos durante a lua de mel, onde o casal fez um cadastro prévio.

Esse site é divulgado aos convidados junto ao convite de casamento, por meio de uma tag junto aos contatos do buffet e das lojas onde está a lista de presentes. Nesse site de viagens, os convidados podem proporcionar jantares, passeios e outros momentos românticos aos noivos.

Leia também: Casamento sem erro como escolher os fornecedores

Brincadeira na Festa:

Caso os noivos se coloquem disponíveis para a hora da gravata e sapato da noiva, é preciso que a assessoria cerimonial seja avisada para reservar um tempo na agenda dos noivos. Pois, durante o período da festa, essa atividade costuma levar um bom tempo e uma preparação anterior.

É comum que o noivo leve uma gravata extra, e mais barata, para ser cortada durante a atividade. Além do retalho da gravata, é de bom tom dar uma lembrancinha em forma de gravata, com o nome dos noivos e a data do casamento, como uma lembrancinha.

Enquanto o sapato da noiva é outro que não o da festa. Normalmente um de salto para ficar bonito enquanto estiver sendo passado numa bandeja. A noiva será arrastada pelas madrinhas, seguindo o mesmo entusiasmo dos padrinhos. Também é de bom tom dar uma lembrancinha às mulheres que colaboraram, inclusive há sapatinhos miniaturas já pensados para isso.

Cabe à cerimonialista ou aos padrinhos e madrinhas uma ajuda:
 

– Lembrar de levar a tesoura,

– A gravata extra,

– A bandeja,

– O salto,

– E as lembrancinhas.

Mas, por que alguns noivos preferem não fazer?

Como algumas festas de casamento incluem bebidas alcoólicas, para que a alegria e a brincadeira permaneçam, é importante que os padrinhos e madrinhas estejam cientes das escolhas e decisões dos noivos quanto à hora da gravata e sapato da noiva.

Caso os noivos não queiram fazer essa brincadeira na festa, ainda que um convidado mais animadinho resolva agitar um grupo, cabe à assessoria de casamento evitar que aconteça. O desejo dos noivos está acima de tudo.

Contudo, se já estava previsto essa interação, é preciso advertir os envolvidos que qualquer contribuição financeira é bem-vinda. Nem todos os convidados dispõem de altas quantias e isso não pode cair numa situação que gere mal-estar entre os presentes.

Naquela brincadeira de “tira o escorpião do bolso”, nem sempre aqueles tios que se fazem de abastados estão numa situação tão privilegiada assim. O mesmo vale para as madrinhas mais extrovertidas que podem exagerar na dose na hora da brincadeira.

Leilão: Alternativa vantajosa à hora da gravata e sapato da noiva

Criatividade é uma dádiva! Há alguns casais que consideram mais interessante os leilões do buquê da noiva e uma garrafa de uísque do noivo. Os lances valem tanto para homens como para mulheres, deixando a rivalidade entre os sexos de lado.

O leilão pode ocorrer de duas formas:

  1. A cada lance, o convidado dá o valor em dinheiro independente de ter sido o lance vencedor. Somando, portanto, à conta dos noivos o montante.
  2. Vence o lance maior, como um leilão tradicional.

A decisão quanto ao funcionamento do leilão cabe aos noivos, mas a ajuda dos padrinhos e madrinhas é bem-vinda para coletar as ofertas.

Cabe à cerimonialista reservar esse espaço na agenda dos noivos durante a festa, bem como deixar organizados os itens ao leilão. É bacana oferecer lembrancinhas do momento aos convidados que colaboraram na arrecadação, como um cartãozinho de agradecimento com o nome dos noivos e a data do casamento.

Vaquinha: Um cofrinho de bom humor

Recentemente uma vaquinha de pelúcia entrou na festa. Trata-se da vaquinha dos noivos. Passada sobre uma bandeja, com o noivo e a noiva juntos, os padrinhos e madrinhas estão unidos nessa missão também. Normalmente essa vaquinha é um cofrinho.

É uma alternativa a hora da gravata e sapato da noiva, mas com tempo menor de circulação e um formato mais descontraído. É divertido retribuir a generosidade com cartõezinhos com dizeres como “alimentei a vaquinha dos noivos” ou “meu dinheiro virou capim” aos convidados que colaboraram.

Matérias Recentes

4 motivos para realizar palestras institucionais fora do ambiente da empresa

Você já pensou em realizar suas palestras institucionais para além dos limites do escritório? Se não, talvez esteja na hora de...

Leia Mais

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro: Decoração com a Árvore Francesa

Casamento Maíra Cardi e Thiago Nigro! O mundo dos casamentos é sempre uma fonte inesgotável de inspiração, e quando se trata de casais...

Leia Mais
carro da barbie

Rosa no casamento: como usar a cor da Barbie no seu casamento

O mundo da Barbie está invadindo as telonas e conquistando corações! E com todo esse sucesso rosa, nada melhor do que aproveitar o...

Leia Mais

Matérias Recentes

Músicas para Casamentos: recomendação da cantora Lorenza Pozza

...

Leia Mais

#Podcast – Tendências para Casamentos em 2024

...

Leia Mais

Vídeo novo cerimonial mini wedding Recanto dos Sonhos

...

Leia Mais
Card image

Receba agora mesmo um orçamento para você realizar seu grande dia no

Recanto dos Sonhos

Clique aqui

Planilha inteligente para

Lista de convidados

Lista de convidados

Baixe o ebook Baixe o ebook

Planilha de planejamento

Financeiro

Financeiro

Baixe o ebook Baixe o ebook

Para se casar no Recanto

30 Motivos

30 Motivos

Baixe o ebook Baixe o ebook

Todos os materiais para

Planejar seu evento

Planejar seu evento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Papelaria de

Casamento

Casamento

Baixe o ebook Baixe o ebook

Cardápio Recanto dos Sonhos

O seu evento acontecerá uma única vez, não terá depois ou segunda chance para ser realizado do jeitinho que você sempre sonhou! Aproveite as oportunidades, escolha a opção que mais combina com o seu evento:

ACESSE NOSSO CARDÁPIO DOS SONHOS
Chat WhatsApp

Recanto dos sonhos

online

Olá, vamos conversar?
Preencha os dados abaixo para agilizar nossa conversa e ser redirecionado ao WhatsApp.